O que é “ser forte” pra você?


Ao olharmos certas pessoas, temos a sensação de que são inabaláveis diante das dificuldades e encaramos isso como sinal de força interior. Se cairmos na cilada da comparação podemos enxergar nossos problemas como fraquezas e nossas vulnerabilidades como limitações. 

Essa percepção, além de errada, é muito superficial, as situações são complexas e nossas emoções também. a verdadeira força está em como lidamos  internamente com as situações, principalmente as inesperadas ou adversas dentro de nós. Ser forte pode ser seguir em frente mesmo quando tudo parece querer nos fazer desistir, ou no tentar novamente quando tudo parece desfavorável. No viver  viver um dia de cada vez sabendo que sempre cada dia é uma nova oportunidade de tentar novamente. Corrigir a rota se for preciso não é sinal de fraqueza e a flexibilidade também é um sinal de força.

Ser forte é lidar com as adversidades, perdoando a si mesmo e aprendendo a estabelecer e respeitar seus limites. Para desenvolver resiliência emocional é preciso ter tolerância ao estresse e à frustração e autoconfiança. É um processo longo e não linear, mas recompensador e muito valioso.

Ao reconhecermos valor na vulnerabilidade descobrimos que quando acolhemos nossas emoções, conseguimos dar a elas a devida proporção e seguir adiante nos tornando cada vez mais fortes.

A verdadeira força transforma uma pessoa em alguém de bom senso, com um forte sentimento e traços como de empatia, responsabilidade e respeito, tanto pelos outros quanto por si mesma, possuindo benevolência, sabedoria e criatividade, que representam forças interiores.

É importante compreender que cada um tem a sua capacidade e maneira de lidar com pesos emocionais, nem sempre nos vemos tão fortes como somos. Por que não conseguimos entender tão facilmente que da mesma forma que temos diferenças em suportar pesos físicos, também possuímos as mesmas diferenças com os pesos emocionais?

Aqui no Kuyd reconhecemos a sua força e temos várias ferramentas para investir no seu autodesenvolvimento. Não esqueça que a terapia é como uma ginástica emocional e que temos profissionais aptos e experientes para a sua necessidade. Gostou da leitura? Compartilha com alguém que você acha que precisa ler também!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *