Parte do quem somos é refletida inconscientemente quando nos expressamos. Postura, tom de voz e até mesmo as roupas que usamos, tudo diz muito a nosso respeito. E isso é muito legal, não é verdade?
Mas nem sempre essa expressividade é positiva. Devemos tomar cuidado como a forma que expressamos determinadas coisas pode afetar a nossa confiança. Como por exemplo, o hábito de se diminuir através de frases e atitudes, que pode gerar auto sabotagem e insegurança.
Uma forma prática de evitar que isso aconteça é simplesmente prestar atenção ao que se fala, mas como nem sempre isso é possível — já que falamos quase tudo no piloto automático —uma alternativa é atenuar frases depreciativas e isso pode ser feito de forma simples. Se liga!
Basta acrescentar “ainda” a determinadas frases e todo o sentido de negatividade passa a significar resiliência e muda todo o significado. Isso por que trocamos algo que soava como incapacidade por algo que pretendemos superar em breve.
Para ajudar a compreender observe o exemplo abaixo.
Em vez de dizer:
- Eu não consigo fazer isso
- Eu não entendo
- Isso não está funcionando
Procure dizer:
- Eu não consigo fazer isso ainda
- Eu não entendo ainda
- Isso não está funcionando ainda
Simples, não é?
Pode não parecer nada demais, mas o simples pensamento positivo abre espaço para a nossa mente acreditar que somos capazes de realizar determinadas coisas, funcionando como um reforço positivo que no dia a dia gera confiança e permite nosso autodesenvolvimento.
Em um estudo realizado em 2012 pelo Kings College de Londres, 102 pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), foram divididas em três grupos e submetidas a estímulos sensoriais positivos. Desse contingente, foi pedido a um terço dos participantes que falassem frases e expressões de autoafirmação e positividade.
Os resultados se concretizaram de forma que, durante o estudo, este grupo teve relevante melhora dos sintomas ansiosos quando comparado a dois outros grupos que receberam estímulos a partir de vídeos e palestras com o mesmo tipo de conteúdo motivacional.
Tá vendo aí? Simples expressões podem ajudar a te dar mais confiança e contribuir para que você tenha uma visão mais positiva das coisas que acontecem ao nosso redor. Fica até o questionamento: até onde somos capazes de chegar quando acreditamos em nós mesmos?
Experimente utilizar o “ainda” na sua rotina. Os efeitos podem te fazer bem e te ajudar a ver as coisas de uma perspectiva mais positiva. Para mais conteúdos como esse dá uma olhada nos nossos outros materiais aqui na Kuyd. Obrigado pela leitura e até a próxima! 🙂