Saia do turbilhão da preocupação


É sempre o mesmo processo. algo aconteceu ou está pra acontecer e a cabeça começa a pensar em tudo. quando vemos um turbilhão de pensamentos tomou conta da nossa mente.

Os pensamentos se tornam preocupação obsessiva e com ela vem a ansiedade, nos deixando presos a algo que afeta negativamente nossa estabilidade emocional e qualidade de vida.

E como tudo isso pode gerar um ciclo de momentos ansiosos, é muito importante se preservar e interromper a recorrência desses momentos de preocupação e desconforto.

Para isso é necessário esforço e foco, já que, para impedir que um estado mental de ansiedade tome conta, devemos substituí-lo por outro modelo de pensamento, mais benéfico e positivo.

Uma excelente alternativa é nos distrairmos, principalmente com algo que seja do nosso interesse para atrair a atenção e aliviar a ansiedade.

Mesmo que no começo tirar a mente do que causa preocupação seja um grande desafio, com persistência e disciplina tudo se torna mais fácil.

Espairecendo as ideias

Para mudar a mentalidade é necessário mudar de hábitos.

Algumas atividades são excelentes para aumentar a concentração e o foco, prevenindo a ansiedade e adicionando mais plenitude a sua rotina.

Elas podem ser:

  • praticar alguma atividade física
  • conversar com alguém
  • tirar 20 minutos para relaxar profundamente
  • ouvir as músicas que você mais gosta
  • faça algo prazeroso (como tomar um banho quente, ou receber uma massagem)
  • assista algo interessante (no celular, TV ou computador)
  • dê asas a criatividade
  • jogue vídeo-game ou um jogo de tabuleiro
  • repita para si mesmo uma frase de motivação

Não esquentando a cabeça

Se a ansiedade faz com que você se preocupe com o que pode acontecer no futuro, nada melhor que focar no presente para se manter mais tranquilo.

A desfusão, método que faz parte da ATC (terapia de aceitação e compromisso), que pode contribuir para manter seus pensamentos sob controle, evitando a ansiedade.

Basicamente, o método consiste em evitar que você se “funda” com pensamentos intrusivos de ansiedade, controlando para que eles não contribuam como gatilho ansioso.

Isso permite que você não acredite que tudo que vem à mente numa crise ansiosa é uma verdade absoluta, desenvolvendo impressões e imagens mentais negativas.

a medida que se acostuma a realizar esse processo, os pensamentos deixam de ser palavras e imagens problemáticas, passando a ser simples noções passamos a ter quando optamos.

e a melhor maneira de começar esse processo é simplesmente estando atendo aos nossos pensamentos, percebendo e analisando o que está passando pela nossa cabeça.

pergunte a si mesmo:

  • “muito bem, o que minha mente está me dizendo agora?”
  • “quais pensamentos estou tendo nesse exato momento?”
  • “posso simplesmente me concentrar neles?”
  • “que questões ou julgamentos me vêm a mente?”

passada esta etapa, registre as respostas mentalmente ou mesmo de forma escrita. após isso, se pergunte se eles são ou não são benéficos.

diferente da terapia cognitiva comportamental (TCC), que questiona se os pensamentos correspondem à realidade, a desfusão da ATC, visa a utilidade do pensamento.

desde que seja benéfico o pensamento é bem-vindo e materializá-lo, seja cantando, escrevendo ou desenhando seu significado numa folha de papel, contribui para controlar a ansiedade.

por mais simples e até mesmo ridículo que isso possa parecer, ajuda a distrair a mente de conceitos ansiosos e ainda promove a auto-observação e o autoconhecimento.

o importante é sempre ter formas de contornar situações difíceis, investindo sempre no nosso bem-estar como uma forma de promover a completude de uma vida equilibrada.

para mais conteúdos e informações sobre ansiedade e outros assuntos, continue aqui no app e não se esqueça de procurar ajuda especializada para tratar da ansiedade de forma devida.

bons pensamentos pra você! 🙂

fonte: Bourne, Edmund J. e Lorna Garano. Pocket Therapy for Anxiety: Quick CBT Skills to Find Calm, New Harbinger Publications, 2020. 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *