Quando o conteúdo que a gente consome nas redes sociais começa a prejudicar a nossa saúde mental, é hora de filtrar o que consumimos. o algoritmo é sempre estimulante, trazendo mais e mais conteúdo para nos manter cada vez mais conectados, gerando um feed infinito e muitas vezes problemático.
Na era dos influenciadores, padrões de comportamento tóxico e estilos de vida irrealistas geram desgaste, por levantarem comparações entre pessoas normais com vidas cheias de altos e baixos e a falsa percepção de vida perfeita que é mostrada por grande parte dos criadores de conteúdo.
Comparamos o melhor dos outros com o nosso melhor, sem compreender que as redes sociais só mostram trechos da realidade e ninguém está bem o tempo todo. É apenas uma questão de perspectiva e do que se escolhe mostrar pro mundo.
Pesquisas indicam que o uso desregrado de redes sociais pode estar intimamente ligado a sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos. Tudo isso possui ligação direta com a comparação indevida, muito tempo de exposição a conteúdo estressante e obsessão em torno de mensagens e notificações não visualizadas.
É claro que nem tudo que há nas redes sociais pode ser considerado apenas futilidade. Muitos influenciadores e criadores de conteúdo trabalham com pautas e temáticas humanizadas que estimulam bons hábitos através de conteúdos empáticos, interessantes e divertidos.
Mescle isso com bons memes e fotos e vídeos de animais fofinhos e você terá outra visão do conteúdo das redes sociais, de uma forma mais realista e humanizada, que colaborem para a sua distração e evolução como pessoa, não te mantendo refém de pautas que só vão te proporcionar estresse, revolta e ansiedade.
Daí que temos a necessidade de realizar uma faxina digital, que em outras palavras significa basicamente, filtrar tudo que consumimos para ter contato apenas com as coisas que agreguem a nossa vida e não prejudiquem nossa saúde mental.
Para te ajudar a fazer essa filtragem aqui vão algumas dicas do que você deveria e não deveria consumir nas suas redes sociais:
O que jogar fora:
- Influenciadores de “vida perfeita”
Sem vulnerabilidades, os cotidianos de influenciadores se tornaram sinônimo de ostentação de alguns padrões de vida inatingíveis para a maioria das pessoas. Corpos perfeitos, bens materiais, saúde e felicidade, além de alcance e influência popular. Uma espécie de teatro dos sonhos, que gera como consequência comparações diretas com a vida normal de todos nós.
- Discursos de positividade tóxica
Nem sempre tá tudo bem e negar isso é negar uma parte importante da experiência humana. Altos e baixos são coisas normais na vida de todos e os momentos ruins fazem parte da jornada de cada um de nós, sendo muito importantes para o nosso crescimento.
- Meritocracia tóxica
Nem tudo depende de pensamento positivo e força de vontade. Você pode substituir “foco, força e fé” por “planejamento com metas possíveis, mas flexíveis e intencionalidade”, assim perceberá que é a constância para atingir seus sonhos é mais importante que a velocidade.
O que seguir:
- Representatividade no feed
Seguir estilos de vida semelhantes ao seu e que fujam dos estereótipos mais comuns, como mulheres, pessoas pretas e LGBTQIA+, dando espaço a discursos de minorias que reforcem a luta pela igualdade social.
- Contas que reforcem relações e comunidades da vida real
Organizações sem fins lucrativos, movimentos sociais e de representatividade e conteúdos de valor social que tragam reflexões humanizadas são boas portas de entrada para temas relevantes e que podem se beneficiar muito da sua atenção.
- As redes do KUYD e outras ferramentas úteis para a sua qualidade de vida 🙂
Só nas redes sociais do KUYD você encontra os melhores conteúdos de autoconhecimento e bem-estar emocional, sempre com o cuidado de quem preza pelo seu equilíbrio e cabe no seu bolso.
Gostou das dicas? Pequenas atitudes podem melhorar muito a forma como você consome os conteúdos nas redes. Lembre-se de priorizar sua saúde mental ficando por dentro de tudo que rola no app. E se as redes sociais estão realmente difíceis de lidar, não se preocupe. Nossos profissionais estão prontos para “kuydar” de você sempre que for necessário.
Obrigado pela leitura e até mais! 🙂