Alguns desafios do autocuidado


O autocuidado nem sempre está relacionado a momentos de prazer e relaxamento. Ele exige certos esforços que podem ser desagradáveis, como o rompimento de hábitos e relações, que de tempos em tempos podem ser desafios que não estamos preparados para aceitar.

Da mesma forma como cuidar da nossa própria casa requer um momento de faxina, que envolve jogar fora o que não nos vale mais e mudar os móveis de lugar, nossa vida também precisa de novos ares, que envolverão atos difíceis, mas necessários para o nosso bem-estar.

Para concretizar essas mudanças difíceis, mas valiosas, o primeiro passo é reconhecer padrões problemáticos que precisam de atenção. Muito além do autocuidado voltado a aparência e saúde do corpo, estes desafios visam a nossa saúde mental, atuando como facilitadores.

E para ajudar nesse processo, listamos para você algumas verdades que muitas vezes ignoramos e que são essenciais para um melhor autocuidado. Dá só uma olhada:

Valor próprio

Aprender o seu valor é mais importante do que o que você pode oferecer ou dar para outras pessoas. Às vezes esquecemos que a pessoa mais importante das nossas vidas somos nós mesmos. Priorize sempre a sua felicidade e saiba o seu valor que você tem para as pessoas que estão ao seu redor. Isso vai te dar confiança e te fazer sentir uma pessoa valorizada.

Pedir Ajuda

Compreender que pedir ajuda é uma atitude de força, seja por meio de um conselho ou da terapia. Pedir ajuda quando é necessário é uma ação de respeito e humildade; respeito por você mesmo e humildade por reconhecer que não importa quão forte você seja — e você é — ainda assim não pode carregar o mundo sob os ombros.

Tenha Limites

Impor limites saudáveis e aceitar que nem todo mundo vai gostar de você e tudo bem que seja assim. O que realmente importa é o que você pensa de si mesmo, já que é através disso que você reconhecerá suas limitações, limitando também como os outros devem te tratar se quiserem merecer o seu respeito.

Família Tóxica

Rompendo com gerações tóxicas na sua família perpetuam comportamentos e preconceitos que vão contra os seus valores de vida. Claro que isso não significa desrespeitar ninguém, mas apenas desconsiderar que exista uma obrigação em concordar com opiniões e frequentar determinados locais e encontros familiares com parentes tóxicos.

Priorizar-se

Ser seu melhor amigo é algo complicado. Ninguém conhece nossas falhas e defeitos melhor do que nós mesmos. Ainda assim, esforce-se para melhorar como pessoa, se priorize o suficiente para entender que você deve ser o principal responsável pelo seu bem-estar. Que família, amigos e relacionamentos só devem contribuir para isso, não sendo a totalidade que é você.

Auto Sabotagem

Abandonar conceitos limitantes faz parte do autocuidado, mas de tempos em tempos, podemos nos ver presos a crenças que nos menosprezam e impedem o nosso crescimento. Essa auto sabotagem tem que ser percebida antes de ser controlada. Quando nos libertamos da ideia de que somos incapazes ou inferiores conseguimos mais amor próprio.

Defenda seus valores

Defender o que você acredita, mesmo quando outras pessoas discordarem de você, é claro, sempre considerando outros pontos de vista diferentes do seu que possam agregar mais profundidade a sua visão de mundo. Lembre-se que aprendemos sempre mais com pessoas que discordam de nós, justamente por nos depararmos com uma opinião diferente da nossa.

Lide consigo mesmo

Aprender a lidar com os seus sentimentos de uma maneira saudável e produtiva é um passo doloroso, mas relevante. Tudo que sentimos é um reflexo de como enxergamos a vida. Levar a sério os nossos sentimentos é algo fundamental para construir um entendimento de quem somos e de onde queremos chegar.

Sabemos que é muita coisa e nem tudo é algo que dá para fazer de uma hora para outra, mas não importa. O essencial é compreender que a completude do seu autocuidado, embora requeira sacrifícios, é necessária para sua evolução pessoal. Mas claro, tudo no seu tempo.

Ah sim, e lembre-se que o Kuyd tá aqui para te ajudar com isso. Os conteúdos mais relevantes em saúde mental, dicas, testes e seu acompanhamento diário, além dos melhores profissionais, você só encontra aqui.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *