Síndrome do Impostor no Ambiente de Trabalho


A síndrome do impostor é caracterizada pela tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Você já se autossabotou e se sentiu insuficiente para fazer determinada coisa?

Segundo a neurocientista Flávia Valadares, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e desmerecimento. E, dependendo do modelo mental e da forma como cada um pensa, isso pode aumentar ou diminuir essa crença, o que também pode ser reforçado pelo meio em que a pessoa se encontra.

Há muitos casos da síndrome do impostor no ambiente de trabalho, nesse caso, ela é caracterizada por uma sensação persistente de que a pessoa não é competente o suficiente para realizar as tarefas que lhe são atribuídas, apesar de ter evidências objetivas de que o contrário é verdade.

Os indivíduos com essa síndrome tendem a minimizar seus próprios sucessos e habilidades, atribuindo a fatores externos, como sorte ou ajuda de outras pessoas. Elas também tendem a enxergar seus próprios defeitos e erros, levando a sentimentos de inadequação e fracasso.

A baixa autoestima é uma crença negativa sobre si mesmo, que pode se manifestar como sentimentos de inferioridade, falta de confiança e dificuldade em lidar com críticas. Por outro lado, a síndrome do impostor é um padrão de pensamento em que uma pessoa sente que não merece seu sucesso e que é uma fraude

Felizmente, existem estratégias que podem ajudar a superar a síndrome do impostor no ambiente de trabalho. Uma das estratégias mais eficazes é a busca de feedbacks de colegas e supervisores, para obter uma visão mais realista das habilidades e realizações do indivíduo.

Outra estratégia incluem a prática de técnicas de meditação e mindfulness para reduzir o estresse e a ansiedade, e a busca de suporte profissional. Em resumo, a síndrome do impostor não é o fim. Existem maneiras de superá-la. É possível superar a sensação de inadequação e construir uma autoconfiança saudável e realista, e então conseguirá notar com mais eficácia o grande profissional que você é!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *